Mural de recados

- Para melhor visualização do site, recomendamos o uso do Linux Kubuntu, Fedora, Windows 95 ou inferior!
- Caso este site trave seu computador, pegue um saco preto e jogue-o fora!

- E a propósito Sr. Sapato, não quer que eu conserte a sua barriga?

Ela existe! Saiba quem é a ‘Gina’, a mulher do palito de dente mais famoso do Brasil


Zofia Burk é o nome dela, 61 anos. Polonesa que chegou ao Brasil com 5 anos de idade. Foi modelo dos 16 aos 32 anos. Poliglota (fala 7 idiomas), foi agente de turismo na Stella Barros e seu último trabalho foi como diretora de marketing na área de seguros na Cedicard em São Paulo, onde se aposentou.
Hoje é parceira do filho numa agência de turismo. Mas vocês verão na entrevista abaixo que ela não ficou rica vendendo a sua imagem para a Gina. O negócio feito na época fora apenas por uma foto, a qual foi paga pelo cachê específico, e nada mais.Zofia não sabia que sua foto fosse virar marca de uma caixa de palitos de dentes. Outra, que resolveu até processar a empresa, reivindicando participação no faturamento, mas como foi orientada na época por seus advogados, que teria apenas 50% de chances de ganhar, resolveu não seguir adiante.

Confira a entrevista:



As pessoas ainda te reconhecem?
Como ainda uso franja e cabelo comprido, tem gente que reconhece, sim. Falam: “eu te conheço de algum lugar. Ah, já sei, você é parecida com a Renata Sorrah!” (risos). “Ser” a Gina não é algo importante pra mim, mas vejo que isso é importante para as pessoas. Quando eu trabalhava na Credicard, toda vez que chegava um funcionário novo me apresentavam como a “moça dos palitos”.

Seus amigos te chamam de Gina?Não, só quem não me conhece direito. Especialmente pessoas mais humildes, quando descobrem que sou eu a modelo da foto, me chamam de Regina (risos). Mas entre os meus amigos isso já não é mais novidade.

Como aconteceu este trabalho?Fiz esta foto em 75 e ela começou a ser veiculada em 76. Não conheço a fábrica, não tenho nenhuma relação com a Rela (fabricante dos palitos). Na época, nem sabia que a foto era para aparecer na caixa. Achei que fosse para um display de supermercado. Nem me maquiar direito eu me maquiei…

O cachê foi bom?Normal. Na média da época.

Você ainda recebe pela utilização de sua imagem?
Nunca recebi! Fizeram uma coisa muito bem-feita no contrato. Assinei cedendo minha imagem por tempo indeterminado. Mas eles usam hoje minha imagem como marca, e não dei autorização para isso.

Já procurou resolver a questão na Justiça?Procurei há uns 2 ou 3 anos. Peguei os melhores advogados do Brasil, que custariam caríssimo, e perguntei quais eram minhas chances. Me disseram: 50%. Aí eu não quis continuar.

Como foi o início da sua carreira?Comecei aos 16 anos, em 1942 . Fazia feiras em lugares como o Ibirapuera. Como falava vários idiomas (coisa pouca: inglês, espanhol, francês, italiano, hebraico, alemão e mais um dialeto judeu) era sempre solicitada. Na época, modelo era uma profissão um tanto discriminada.

Você já posou nua?
Fui uma das primeiras a posar nua! Foi para um calendário de 66, para a Willis do Brasil (montadora de jipes). Fiz também uma foto “Adão e Eva”. Mas não foram trabalhos vulgares, era uma nudez lateral, não aparecia nada.

Que trabalhos legais você fez como modelo?
Desfilei para o Clodovil, foi ótimo! Ele é bárbaro, inteligentíssimo. Adorava desfilar para ele.

Você trabalhou na televisão?
Fiz novela em 1900 e Bolinha… Na TV Nacional, fiz o Colégio de Brotos, com o Walter Foster. Depois fiz A Mãe, na Excelsior, em 1962 ou 63.



Cortesia de http://brasiluniversodigital.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Choose Your Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Você chegou ao fim da página. Para ler mais textos, volte até o topo e escolha em uma categoria!
Os anúncios comerciais aqui veiculados são de responsabilidade do Google ®


Copyright 2059 - DiVan®